QUAL A NOSSA RELAÇÃO COM A GEOGRAFIA?
Conhecer quem somos, em qual Bairro, Cidade e País moramos, respeitar as diversidades culturais, entender sobre os recursos que usamos, descobrir o destino do lixo, comparar realidades sociais e econômicas, preservar a natureza e promover o bem comum são ações e pensamentos que envolvem o raciocínio geográfico. Quando começamos a conhecer a Geografia começamos a tomar consciência de que nossas ações afetam o planeta terra.
Assim, aviso aos Geógrafos e acadêmicos de Plantão que o objetivo desse SITE é atingir Professores, que trabalham com as séries iniciais e precisam trabalhar a Cartografia. Esse Professor é Polivalente.
Daí a CARTOGRAFIA "POLIVALENTE SI"
Uma personagem, a Dona GEOG, irá nos ajudar a conhecer um pouquinho mais da Disciplina de GEOGRAFIA e em especial a CARTOGRAFIA POLIVALENTE SI.
VAMOS NESSA?
Na Geografia a referência é um ponto de localização em relação a outro.
Nas Sequências Didáticas abaixo estão as atividades dos Jogos, em pdf que podem ser impressas além do uso das Tecnologias.
-
Agora, vamos jogar os Jogos da DONA GEOG para melhorar o nosso entendimento espacial na Geografia?
A GEOGRAFIA
A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA É UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA A AÇÃO HUMANA NA SUPERFÍCIE TERRESTRE, ESTUDA OS FENÔMENOS CLIMÁTICOS E AMBIENTAIS, ESTUDA OS MAPAS E MUITOS OUTROS ASSUNTOS.
O RACIOCÍNIO ESPACIAL
A compreensão do mundo em que se vive mobiliza o pensamento espacial. O pensamento espacial, por sua vez, requer o desenvolvimento do raciocínio geográfico, que por meio da aplicação de determinados princípios, leva à compreensão de aspectos fundamentais da realidade: "a localização e a distribuição de fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físicos-naturais e as ações antrópicas" (BNCC, 2017, p. 357)
HABILIDADES DA BNCC SELECIONADAS PARA AS SDs,
UNIDADE - FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E PENSAMENTO ESPACIAL NO EF 1
CARTOGRAFIA POLIVALENTE SI
-
(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
-
(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
-
(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.
-
(EF04GE09) Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas.
-
(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas temáticos e representações gráficas.
-
BRASIL (2018) http://basenacionalcomum.mec.gov.br/